Ferramentas de geração de ideias são necessárias para dar início ao processo de inovação. Elas são os estímulos que as pessoas precisam para pensar, comunicar e debater novas ideias. Através delas, é esperado que as ideias se tornem mais numerosas, direcionadas e viáveis. Além disso, explora e desenvolve habilidades como a criatividade.
As ferramentas de geração de ideias aqui mostradas são: 15% do tempo; Brainstorming; Busca Interna de Ideias; Caixa de Sugestões; Cocriação; Crowdsourcing; Etnografia; Geolocalização; Inovação Aberta; Marketing Lateral; Monitoramento de Rede; Oceano Azul; Pesquisa de Mercado; Redefinindo o Valor; Scamper; Visitas e Viagens.
Definição: Com essa ferramenta implementada, os colaboradores passam a dedicar uma parcela de cerca de 15% do tempo de trabalho para integrar os projetos de inovação nas suas várias etapas. Assim, todos podem expor suas ideias e a inovação tem um tempo fixo que garante sua continuidade.
Referência: (MARTINS; TERBLANCHE, 2003)
Palavras Chave:
Tempo
Incentivos
Ideia
Definição: Brainstorming é uma ferramenta na qual, com tema e tempo determinados, um grupo selecionado é estimulado a propor, sem filtro, novas ideias, também é frequentemente usado na criatividade por causa de sua versatilidade. Brainstorming combina uma abordagem descontraída e informal para a resolução de problemas com o pensamento lateral. Encoraja as pessoas a pensar e sugerir ideias que podem, a princípio, parecer um pouco loucas. Algumas dessas ideias podem ser criadas em soluções originais e criativas para um problema, enquanto outras podem despertar ainda mais ideias. Isso ajuda a desestabilizar as pessoas de suas maneiras normais de pensar.
Referência:(HARRINGTON; VOEHL, 2014; SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Grupos
Comunicação
Colaboração
Tolerância ao Erro
Definição: Elaborar uma lista resumida ou enviar, a cada departamento, um comunicado formal explicando os objetivos do projeto de inovação. Demonstrar o interesse em receber ideias e sugestões de outros membros da organização. Estabelecer técnicas qualitativas e quantitativas para coletar essas informações. Acompanhar esse processo por meio de entrevistas detalhadas com pessoas dotadas de habilidades específicas que auxiliem no processo.
Referência: (DE BES; KOTLER, 2011)
Palavras Chave:
Comunicação
Ambiente Interno
Entrevistas
Coleta de Informações
Definição: Estimular os colaboradores a sugerir ideias espontaneamente deixando um espaço anônimo (ou não) para que eles depositem essas ideias sempre que surgirem.
Referência:(SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Comunicação
Ideias
Participação
Definição: Forma de inovação na qual os fornecedores, colaboradores e clientes colaboram com a empresa recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles por acesso a produtos customizados ou da promoção de suas ideias. Nessa ferramenta, o foco é aproximar os stakeholders dos processos criativos. Isso ocorre através do compartilhamento das ideias geradas pela empresa com clientes, consumidores, fornecedores e demais pessoas através de meios como a internet. Com isso, as pessoas externas participam do processo, fornecendo novas ideias ou melhorias nas existentes, além de gerar um sentimento de proximidade com a empresa, algo que mantém a relação com o cliente forte.
Referência: (SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Clientes
Colaboração
Integração
Stakeholders
Ideias
Definição: Funciona a partir da solicitação de ideias ou conteúdos para um grupo variado de pessoas, normalmente online, de fora da empresa.
Referência:(SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Recursos
Ambiente Externo
Integração
Definição: Estudo direto do comportamento humano. A ideia é estudar o "habitat natural" do indivíduo e suas respostas naturais a acontecimentos e produtos utilizados. A observação, o registro de vídeos ou áudios e a redação de diários do consumidor pode trazer novos insights a empresa, além de ser uma informação de qualidade e fieis a realidade.
Referência:(SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Coleta de Informação
Cliente
Cotidiano
Definição: Utilizando ferramentas de geolocalização, o estudo de mercados locais permite customizar a abordagem ao cliente de acordo com as preferências locais.
Referência:(SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Customização
Localização
Cliente
Definição: Inovação aberta é um conceito de negócio desenvolvido por Henry Chesbrough que incentiva as empresas a adquirir fontes externas de inovação para melhorar as linhas de produtos e encurtar o tempo necessário para levar produtos ao mercado, e comercializar ou lançar inovações desenvolvidas internamente que não se ajustam ao modelo de negócios da empresa. poderia ser efetivamente usado em outro lugar. Pode também ser definido pelas indústrias e organizações que promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. Inovação aberta é um paradigma que assume que as organizações podem e devem usar ideias internas e externas, assim como caminhos internos e externos para o mercado.
Referência: (SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Ambiente Externo
Ambiente Interno
Relacionamento
Spin-off
Integração
Definição: Ao buscar inovações disruptivas, uma ideia possível é definir os parâmetros dentro dos quais seu produto é avaliado, e em seguida avaliar um produto de categoria adjacente pelos mesmos critérios. Depois, deve-se repensar no produto próprio caso fosse desejado se assemelhar ao da outra categoria. Embora forneça por várias vezes ideias desconexas, em alguns casos isso pode gerar insights disruptivos principalmente em relação a abertura de novas linha de produto numa empresa.
Referência: (DE BES; KOTLER, 2011)
Palavras Chave:
Ambiente Externo
Marketing
Disruptivo
Definição: Com o avanço do acesso à internet e principalmente das redes sociais, os consumidores tem mais liberdade e oportunidade para expressar seus sentimentos em relação a qualquer tipo de assunto. Desse modo, é possível utilizar ferramentas de monitoramento de dados online para encontrar críticas e elogios feitos aos produtos de uma organização. Além disso, assuntos próximos ao setor abrangido pela empresa podem ser monitorados de modo a encontrar novas necessidades e lacunas no mercado, abrindo as portas para o desenvolvimento de novos produtos.
Referência: (DE BES; KOTLER, 2011)
Palavras Chave:
Coleta de Informação
Ambiente Externo
Tecnologia
Dados
Definição: A técnica do Oceano Azul se baseia em explorar a curva de valor de um segmento de mercado em quatro dimensões: eliminar, elevar, reduzir e criar. Com base nisso, a estratégia de inovação deve ser alterar o valor entregue ao cliente. Uma nova curva de valor é criada para suprir as lacunas do mercado. É recomendada quando se buscam inovações disruptivas, desenvolvimento de novos mercados ou modelos de negócio. Ex: Cirque di Solei.
Referência: (KIM; MAUBORGNE, 2015)
Palavras Chave:
Curva de Valor
Oceano Azul
Estratégia
Cliente
Definição: A empresa deve lembrar que pode obter muitas respostas internamente para seus problemas antes de sair questionando os clientes. Devem ser localizados todos os estudos anteriores e a implementação deve ser planejada desde a execução até os resultados. Devese fazer um dimensionamento do mercado e o agrupamento dos insights fornecidos pelos indivíduos.
Referência: (DE BES; KOTLER, 2011)
Palavras Chave:
Pesquisa
Stakeholders
Mercado
Comportamento
Definição: Ao analisar os valores que um produto ou serviço traz para o cliente, é possível desenvolver novas soluções que atendam de maneira mais objetiva e eficaz esse valor. Isso pode ser feito através do aumento da qualidade do produto ou através da redução do custo em componentes que não agregavam valor ao cliente.
Referência: (DE BES; KOTLER, 2011)
Palavras Chave:
Curva de Valor
Cliente
Custos
Definição: Scamper é uma técnica que visa estimular o pensamento criativo orientado. O nome da técnica é um acrônimo originado das iniciais de sete operadores da técnica: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outros usos, Eliminar e Rearrumar, visando explorar de diferentes maneiras a transformação de um objeto, sistema ou processo. Esses operadores funcionam como possíveis soluções genéricas e as pessoas são levadas a pensar em soluções mais específicas. Seu uso é adequado quando se precisa melhorias ou mesmo criar novos objetos, sistemas ou processos a partir dos já existentes.
Referência:(SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Plano de Ação
Agilidade
Criatividade
Método
Definição: Quando as pessoas responsáveis pela estratégia de inovação visitam aqueles influenciados pela sua decisão, não só ele se aproxima da realidade na qual atua, mas também estimula os visitados a acreditarem no processo de mudança. Assim, novas ideias podem ser geradas além de se abrir caminho para uma implementação menos resistida. Os responsáveis pela estratégia de inovação devem visitar lugares relacionados ou não com seus produtos e serviços oferecidos. Com isso, eles podem se aproximar dos clientes e identificar suas necessidades e comportamentos através de observações, questionários, entrevistas e conversas informais. Além disso, viagens para locais fora do segmento em que a empresa atua permitem que as pessoas pensem "fora da caixa" e fiquem mais abertas a buscar soluções inovadoras para seus problemas, uma vez que de dentro da companhia a visão deles apresenta um viés.
Referência: (DE BES; KOTLER, 2011)
Palavras Chave:
Visitas
Clientes
Stakeholders
Integração