Nenhum processo organizacional pode ocorrer sem gestão, e inovação não é diferente. Ferramentas de gestão podem ser aplicadas para conduzir de maneira eficiente e eficaz todo o conjunto de recursos utilizados na inovação. Dentre as ferramentas da categoria Gestão de Inovação, seguem os seguintes exemplos: Dashboard; Ideascale; Innovation Scorecard; Matriz de Portfolio; Octógono da Inovação.
Definição: Ter uma dashboard dos processos de inovação é uma ferramenta que estimula a agilidade dos processos existentes. Dentro da metodologia ágil, a dashboard é um dos principais elementos quando se deseja ter um controle simples e eficiente das atividades. Ela se constituiu basicamente de cartões subdivididos em categorias e posicionados em determinadas áreas da dashboard, sendo isso uma maneira de representar o status e as características de cada projeto de maneira visual. Um exemplo de dashboard muito utilizado é o Trello.
Referência: (SUTHERLAND; SUTHERLAND, 2016)
Palavras Chave:
Agilidade
Comunicação
Eficiência
Projeto
Colaboração
Definição: O Ideascale é um software de gerenciamento de inovação que fornece ideias de maneira transparente a partir da rede de uma organização (clientes, funcionários ou possíveis clientes), em vez de esperar que um pequeno grupo de pessoas forneça sugestões inovadoras. Qualquer grupo encarregado de gerenciar melhorias organizacionais, em seguida, ganha a capacidade de construir equipes em torno das melhores ideias, desenvolver pesquisas que ajudem a transformar ideias em planos de projetos e gerar um roteiro estratégico organizacional geral para melhoria - tudo de dentro do aplicativo. Com o Ideascale, as organizações obtêm ideias melhores a um custo menor e essas ideias chegam ao mercado mais rapidamente.
Referência: (IDEASCALE, 2019)
Palavras Chave:
Colaboração
Indústria 4.0
Ambiente Externo
Networking
Ideias
Definição: Apresenta o mapa de indicadores para gestão da inovação. A ferramenta é bastante similar ao balanced scorecard (BSC) para gestão estratégica. A empresa desdobra a gestão da inovação em objetivos de quatro perspectivas que retratam a relação de causa e efeito do desempenho da inovação. Cada objetivo possui seu indicador e meta de acompanhamento.
Referência: (SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Processo
Indicador
Desempenho
Definição: Elaboração de um portfólio (visibilidade, risco, sinergias e timing) para ser disposto em forma de matriz. Possibilita equilibrar os investimentos dos projetos em função de diferentes tipos de inovação.
Referência: (SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Portfolio
Projeto
Planejamento
Estratégia
Definição: O Octógono da Inovação é uma ferramenta que auxilia tanto o diagnóstico de potencial de inovação quanto o desenho de práticas de gestão para melhorar seu desempenho. Apresenta as 8 dimensões da gestão da inovação. Apresenta um conjunto balanceado de aspectos necessários à gestão da inovação. É uma ferramenta que auxilia o diagnóstico do potencial de inovação quanto o desenho das práticas de gestão para melhorar seu desempenho.
Referência: (SCHERER; CARLOMAGNO, 2016)
Palavras Chave:
Octógono
Alinhamento
Potencial de Inovação