A capacidade de inovar é a capacidade da organização de adotar ou implementar novas ideias, processos ou produtos com sucesso1. Também considera a capacidade de realinhar os sistemas e processos de acordo com as mudanças no ambiente competitivo (adaptabilidade e contexto externo)2.
A capacidade de inovação se baseia num sistema da inovação que envolve processos coerentes, estruturas interdependentes que dizem como solucionar problemas, sintetiza ideias em conceitos viáveis e seleciona os projetos a serem desenvolvidos (processo de inovação)3.
Pode ser vista como um dos elementos chave para a organização, pois ela será maior quando os demais elementos da cultura organizacional estão alinhados com a inovação. As organizações que têm maior capacidade de inovar são capazes de desenvolver uma vantagem competitiva e atingir níveis mais altos de desempenho (resultados)1. Sendo assim, pode ser medida pelo número de inovações que uma organização é capaz de adotar ou implementar com sucesso1.
A capacidade de inovar começa com a estratégia de inovação. A estratégia está sob responsabilidade da liderança da organização. Então, a liderança é a responsável por gerenciar os sistemas dentro da inovação, estruturas, talentos (estrutura organizacional) e comportamentos. Portanto, a capacidade da organização de inovar depende da liderança gerir o sistema de inovação que a organização possui3.
Uma maneira de internalizar a capacidade de inovação é através de um programa de premiação e reconhecimento (incentivos), que vise os esforços, a criatividade e abertura para novas e melhores maneiras de executar os trabalhos (mindset organizacional)1.
Orientação para o cliente junto com aprendizagem organizacional e a capacidade de inovar são propriedades organizacionais que afetam o processo de inovação1.