Os líderes da organização são os patrocinadores dos projetos de inovação juntamente com busca por novas ideias e soluções, pois detêm o conhecimento do negócio e podem apoiar e guiar os outros membros no processo de inovação1. É a liderança que suporta a cultura de inovação, já que se ela é favorável a visão de mudança (adaptabilidade), promovem o mindset voltado para inovação e incentiva a experimentação e aprendizagem, os demais membros se sentiram encorajados a seguir sua gestão2,3.
A liderança inovadora exibe comprometimento real e lidera por exemplo e ações (comportamento inovador)4, tem papel ativo nos esforços para inovação, assume riscos, suporta a mudança e promove a confiança e o envolvimento5. É papel da liderança gerir os limites aceitáveis para a organização (lidar com erros)5,6 usando do respeito pelas diferentes soluções e posicionamentos e valorizando as contribuições para os objetivos traçados6. Também fica sob sua responsabilidade a estratégia da organização, a distribuição de recursos e a determinação das regras para crescimento do negócio7.
É por meio de seleção, desenvolvimento e feedback que as organizações conseguem criar um quadro de líderes que sejam tão hábeis em promover a inovação quanto na administração dos negócios3. Grandes organizações inovadores investem no perfil do líder forte e visionário, principalmente para sustentar as estrutura planas e autônomas que favorecem a inovação (estrutura organizacional)8.